Capilaridade
Ao longo dos anos, o Banpará ampliou significativamente sua presença no território paraense, reforçando seu compromisso com a inclusão financeira e o desenvolvimento regional. Em 2020, a instituição estava presente em 113 dos 144 municípios do Estado. Com um planejamento estratégico sólido e foco na expansão, em 2024, o Banpará alcançou a cobertura total, garantindo que 100% dos municípios paraenses contem com pelo menos uma agência bancária, assegurando acesso aos serviços financeiros para toda a população.
Assim, o Banpará se tornou a única instituição bancária presente em todos os municípios do estado do Pará, após a inauguração, em 09/09/2024, da agência no município de Aveiro, região do Tapajós, única cidade no estado que ainda não contava com o atendimento do banco.
Com isso, o banco concluiu seu Plano de Expansão, disponibilizando à população uma rede completa de atendimento, que contempla Agências, Postos de Atendimento, CAV’s (Caixas Deslocados) e PAE’s (Postos de Atendimento Eletrônico), expandindo os serviços financeiros em todo o estado, fortalecendo a economia local e descentralizando o atendimento para a população.
O Banpará não tem medido esforços para oferecer produtos e serviços de qualidade aos clientes e usuários, que se revelam cada vez mais exigentes. Exatamente por isso, o Banco investe na capacitação de seus recursos humanos, fiéis colaboradores e base do seu sucesso, bem como em tecnologia de ponta, elemento essencial para a consolidação de qualquer empresa do setor financeiro.
Diversidade
O Banpará valoriza a diversidade e a equidade em seu quadro funcional. Atualmente, 57,74% dos colaboradores são homens e 42,26% são mulheres, refletindo um ambiente de trabalho inclusivo e em constante evolução. No que se refere à liderança, 31,69% dos cargos de gestão são ocupados por mulheres, um indicador do nosso compromisso com a ampliação da representatividade feminina.
Acreditamos que a diversidade fortalece a instituição, impulsiona a inovação e contribui para um ambiente corporativo mais equilibrado. Por isso, seguimos implementando ações que incentivam a equidade de gênero e promovem oportunidades iguais de crescimento profissional, reforçando nosso papel como um banco comprometido com a inclusão e o desenvolvimento sustentável.
Reconhecimento
MAIS MULHERES NA LIDERANÇA
O Banpará foi reconhecido com o selo “Mais Mulheres na Liderança”, uma certificação concedida a instituições financeiras que adotam práticas efetivas para promover a equidade de gênero, especialmente em cargos de gestão. Esse reconhecimento reafirma o compromisso do Banpará com a valorização da diversidade, a inclusão e o desenvolvimento profissional das mulheres, consolidando a instituição como referência em políticas de igualdade no setor financeiro.
SELO DE AUTORREGULAÇÃO
O Banpará renovou o Selo de Autorregulação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que confirma o compromisso do Banco com os eixos:
Relacionamento com o consumidor; Combate ao financiamento do terrorismo e PLD; e Responsabilidade Socioambiental.
PESQUISA PRAZER EM TRABALHAR – EDIÇÃO 2023
Em 2024, o Banpará conquistou o 2º lugar na pesquisa “Prazer em Trabalhar”, conduzida pela Gestor Consultoria em parceria com o jornal Diário do Pará. O prêmio reconhece empresas da região paraense que se destacam pela gestão organizacional, ética no ambiente corporativo e práticas que impulsionam a satisfação e a produtividade dos colaboradores, reforçando a excelência em Recursos Humanos.
Produtos verdes
O Banpará reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável por meio de produtos financeiros voltados à bioeconomia e à energia limpa. Com foco na inclusão social, incentivo à produção sustentável e fomento à transição energética, o banco disponibiliza soluções inovadoras para impulsionar iniciativas ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis.
Por meio dessas iniciativas, o Banpará busca reduzir impactos ambientais, fortalecer a segurança alimentar, ampliar o acesso ao crédito e contribuir para um Pará mais sustentável.