HISTÓRICO

O Banpará foi criado pela lei nº 1.819, de 30 de novembro de 1959, no governo Moura Carvalho. Embora criado em 1959, somente em 1961 o Banpará teve a sua carta-patente aprovada pela Superintendência da Moeda e do Crédito – SUMOC, que, na época, era o órgão fiscalizador do setor bancário.

 

Em 26 de outubro de 1961, o Banpará começou suas atividades em um prédio alugado, na rua 28 de setembro n.º 276, contando com a colaboração de 17 funcionários. Em julho de 1964, o Banpará foi transferido para sua primeira sede própria, no edifício Dias Paes, na Avenida Presidente Vargas n.º 275.

 

Em 18 de fevereiro de 1966, foi inaugurada a primeira agência no interior do nosso Estado, na cidade de Santarém.

 

Em 12 de dezembro de 1979, foi aprovada a mudança da sigla do banco, de BEP para BANPARÁ, uma vez que era confundida com a de outras instituições financeiras. A troca permitiu uma identificação mais imediata do banco com o nosso Estado.


Agência São Braz – 1981

 

Desde 2011, quando se iniciou o plano de expansão pelo Estado, O Banpará tem adotado medidas para aproximar-se cada vez mais da população paraense, continuamente abrindo novas unidades principalmente pelo interior do Estado. Atualmente o banco possui 199 unidades de atendimento, entre agências e postos, distribuídos em 140 municípios paraenses. Deste modo, o Banpará está ao alcance de 97,22% da população do estado.

 

Em 2016, o Banpará estudou e investiu esforços no processo para implantação de uma plataforma totalmente digital, buscando se adequar aos novos e modernos meios de interação com seus clientes. Esta unidade está estruturada com terminais para atendimento com vídeo conferência e para transações da rede, além de contar com um segundo espaço, com mesa de negócios acionada por biometria e painéis de vidro com tecnologia de acionamento de película virtual, sendo a primeira unidade totalmente digital no Brasil.

Agência Digital – 2017

 

Diante do contexto e determinado pela influência da pandemia na sociedade paraense desde de março de 2020, o Banpará aliado do Governo do Estado, liderou a liberação de crédito para micro e pequenos empreendedores, trabalhadores informais e da economia criativa, injetando 200 milhões de reais na economia paraense a fim minimizar os impactos da Covid-19.

O Banpará, com o objetivo de fortalecer sua participação no mercado, aumentou seu portfólio de produtos e serviços com a reativação, em janeiro de 2020, de sua Carteira de Crédito Imobiliário, disponibilizando para os seus funcionários e servidores da área de segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, CPC Renato Chaves, Susipe e Detran) os produtos Aquisição de Imóvel Residencial e Portabilidade de Aquisição de Imóvel Residencial com taxas de juros competitivas e o melhor custo efetivo total (CET) do mercado. Para pessoas jurídicas do segmento da construção civil, foi disponibilizado o produto Plano Empresário Banpará, um financiamento destinado à produção de empreendimentos residenciais ou comerciais urbanos localizados no Estado do Pará. Em agosto de 2020, o Banco expandiu o crédito imobiliário para todos os seus clientes.

 

O Banpará é uma instituição financeira que disputa espaço no mercado, com competitividade e foco no compromisso de ser parceiro do crescimento do Estado. É um Banco moderno e continuamente inserido na vida dos paraenses, levando atendimento digno e ajudando a alavancar desde o pequeno negócio até o grande empreendimento.

Para a COP30, que será realizada na capital paraense em 2025, o Banpará apresenta seus produtos que estão alinhados à agenda socioambiental e amplia ainda mais sua atuação com a comercialização de produtos voltados para a economia de baixo carbono.

Linhas de crédito de baixo impacto ambiental, como a “Energia Solar” – voltada para financiamento de sistemas fotovoltaicos para pessoas físicas e jurídicas – e o “BanparáBio” – que apoia a recomposição de áreas degradadas e o desenvolvimento de unidades de produção sustentável. Assim, o banco torna-se parte fundamental na transição para um novo modelo de produção sustentável no Estado.

Além disso, com a gestão de resíduos, o banco destinou mais de 8t de materiais para reciclagem, e contribuiu com o apoio econômico de várias cooperativas de coleta seletiva na capital e região metropolitana, para evidenciar o comprometimento do Banco para com o futuro da Amazônia e do Planeta.