teste

  1. 1961

    Em 26 de outubro de 1961, o Banpará (na época chamado de BEP) começou suas atividades em um prédio alugado, na rua 28 de setembro n.º 276, contando com a colaboração de 17 funcionários.

    No primeiro ano, o capital do banco era de 50 milhões de cruzeiros. As atividades permitiram 300 milhões em depósitos em conta e 200 milhões emprestados aos diversos setores produtivos.

    Nesse ano também foi realizado o primeiro concurso público do Banco.

  2. 1962

    Em 26 de outubro de 1962, no dia em que completou o primeiro aniversário, foi aprovado em Assembleia Geral o primeiro aumento de capital para 120 milhões de cruzeiros, além da possibilidade de receber investimentos diretos do Governo Federal à novos empreendimentos.

  3. 1964

    Em julho de 1964, o Banpará foi transferido para sua primeira sede própria, no edifício Dias Paes, na Avenida Presidente Vargas n.º 275.

  4. 1966

    Em 18 de fevereiro de 1966, o Banco inaugurou sua primeira agência no interior do Estado, no município de Santarém, no Baixo Amazonas.

  5. 1971

    Em 9 de setembro de 1971, houve o desdobramento da Matriz e da agência Belém Centro, que, até então, funcionavam em um mesmo local. Passou a Matriz para a Travessa Padre Prudêncio n.º 154 e a agência Belém Centro para o térreo do prédio da sede da Associação Comercial do Pará. Atualmente, a agência Belém Centro ocupa o térreo do outrora Edifício Dias Paes, hoje denominado Edifício Banpará.

    Ainda neste ano, foi aprovado o primeiro regimento interno do Banco.

  6. 1975

    Neste ano aconteceu a inauguração da agência Tucuruí para dar suporte aos serviços bancários no período de construção da Hidrelétrica de Tucuruí que, em potência instalada, é a maior usina hidrelétrica 100% brasileira.

  7. 1976

    Em 1976 entrou em vigor o Estatuto Social da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Estado do Pará (CAFBEP) e foi criada a Associação Desportiva e Social dos Funcionários do Banco do Estado do Pará (ASBEP).

  8. 1979

    Em 12 de dezembro de 1979, foi aprovada a mudança da sigla do banco, de BEP para Banpará, uma vez que era confundida com a de outras instituições financeiras. A troca permitiu uma identificação mais imediata do banco com o nosso Estado.

  9. 2001

    Lançamento do programa Banpará Comunidade, uma linha de crédito destinada a atender as necessidades dos micros e pequenos empreendedores, formais ou informais, estimulando dar continuidade aos seus negócios.

  10. 2008

    Foi elaborada a atual marca do Banpará, que sintetiza na letra “B” elementos gráficos representativos de conceitos como infinito, natureza, força, unidade, faixa equatorial, progresso, caminho, integração, coração, emoção, vida e gente, mantendo traços das ideias anteriores.

  11. 2011

    Em 2011, iniciou o plano de expansão pelo Estado, cenário em que o Banpará iniciou a adoção de medidas para aproximar-se cada vez mais da população paraense, continuamente abrindo novas unidades principalmente pelo interior do Estado.

  12. 2012

    Teve o início do projeto de fortalecimento e expansão da infraestrutura da rede do Banpará denominado MetroBanpará, através de convênio firmado com o Governo do Estado do Pará. O projeto consistia em uma rede ótica que interligava seus pontos “rede em anel”, criando uma dupla abordagem de acesso a rede de telecomunicações, conectando a Região Metropolitana de Belém, Castanhal, Santarém e Altamira, fazendo com que o sistema passasse a funcionar de forma mais veloz e eficaz.

    Ainda em 2012, o Banpará lançou um edital de seleção de projetos culturais incentivados pela Lei Rouanet para apoiar diversas iniciativas ligadas à cultura e ao esporte paraense, dentre elas o Campeonato Paraense de Futebol – Banparazão.

  13. 2013

    Foi firmada parceria do Banpará com a Rede Saque e Pague, através do Banco Topázio, oferecendo um serviço inovador de rede de autoatendimento, com diversas funcionalidades, dentre elas a possibilidade de realização de depósitos sem envelope. No Estado do Pará, o Banpará foi a primeira instituição a oferecer esta tecnologia à população paraense.

  14. 2014

    O Banpará, em consonância com o Governo do Estado, retomou, em 2014, a Carteira de Câmbio com o intuito de fomentar a economia exportadora da região, permitindo operações, sobretudo, de exportação de polpa de frutas, sucatas, peixes ornamentais, sementes, pimentas, madeira, entre outros produtos.

    Também foi criada a Gerência de Responsabilidade Socioambiental, cujo principal objetivo é trabalhar o consumo consciente dentro de todas as unidades do Banco.

  15. 2017

    Em fevereiro de 2017, foi inaugurado o Banpará Digital, fazendo com que o Banpará fosse o primeiro Banco do país a ter um ambiente totalmente digital, saindo na frente de instituições financeiras nacionais, oferecendo tecnologias inovadoras, levando em conta a necessidade de melhoria do atendimento digital.

    O Banpará Digital permitiu a conquista do Prêmio Profissional de Tecnologia da Informação, 18ª edição, concedido pela Revista Informática Hoje, da Fórum Editorial.

    Ainda nesse ano, o Banpará foi eleito o 3° Melhor Banco de Varejo do país, recebendo o prêmio Finanças Mais, do jornal Estadão em parceria com a agência classificadora de risco Austin Rating, em reconhecimento aos seus fortes fundamentos financeiros, incluindo a elevada e constante melhoria da qualidade de seus ativos, amplos níveis de capital e ganhos fortes recorrentes.

  16. 2019

    O Banpará, com o objetivo de fortalecer sua participação no mercado, aumentou seu portfólio de produtos e serviços com a reativação, em janeiro de 2020, de sua Carteira de Crédito Imobiliário, disponibilizando para os seus funcionários e servidores da área de segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, CPC Renato Chaves, Susipe e Detran) os produtos Aquisição de Imóvel Residencial e Portabilidade de Aquisição de Imóvel Residencial com taxas de juros competitivas e o melhor custo efetivo total (CET) do mercado. Para pessoas jurídicas do segmento da construção civil, foi disponibilizado o produto Plano Empresário Banpará, um financiamento destinado à produção de empreendimentos residenciais ou comerciais urbanos localizados no Estado do Pará.

  17. 2020

    Em agosto de 2020, o Banco expandiu o crédito imobiliário para todos os seus clientes.

    Diante pela influência da pandemia na sociedade paraense emde 2020, o Banpará, aliado do Governo do Estado, liderou a liberação de crédito para micro e pequenos empreendedores, trabalhadores informais e da economia criativa, com a implantação de programas como o “Fundo Esperança” e “Renda Pará”, injetando, à época, 200 milhões de reais na economia paraense a fim minimizar os impactos da Covid-1.

    Em novembro de 2020, o Banpará aderiu ao sistema eletrônico Pix, criado pelo Banco Central, para facilitar pagamentos e transferências bancárias.

     

     

  18. 2021

    Em setembro de 2021, o Banpará lançou a linha de crédito Banpará-Bio, em iniciativa com o Governo do Estado, com objetivo de financiar os Sistemas Agroflorestais e demais atividades, e serviços agropecuários pautados na sustentabilidade ambiental e social, podendo-se chamar de iniciativa produtiva verde, a fim de cumprir as diretrizes do Plano Estadual Amazônia Agora e, em caráter específico, o Programa Territórios Sustentáveis.

    Ainda no mesmo mês, o Banco iniciou o pagamento das parcelas do programa Vale Gás, iniciativa que garante a compra de botijões para cerca de 98 mil famílias paraenses em situação de vulnerabilidade social.

    E em 2021 o Banco lançou o aplicativo Banpará Consignado, permitindo que os clientes realizem a contratação e renovação do empréstimo consignado sem sair de casa.

  19. 2022

    Em 2022, o Banpará teve a primeira mulher a assumir a presidência da instituição, pela Sra. Ruth Méllo, funcionária de carreira do Banco, ao longo dos 38 anos de trabalho na instituição.

    Ainda neste ano, o Banco ingressa em mais um segmento da economia: o de consórcio.

    Cumprindo o plano de expansão, até agosto de 2022, o Banco possuía 188 unidades de atendimento, entre agências e postos, distribuídos em 134 municípios paraenses, estando o Banpará ao alcance de 93% da população do estado.

    A trajetória ao longo dos anos trouxe nova nomenclatura, sede própria, inovação tecnológica que fez do Banpará o primeiro banco do país a ser totalmente digital, a capitalização, o fomento ao desenvolvimento do Estado, atendendo a missão de criar valor público para o Estado do Pará.