Perguntas mais Frequentes

01. ONDE SÃO NEGOCIADAS AS AÇÕES DO BANPARÁ?

As ações do Banpará são negociadas por intermédio de uma Corretora de Valores Mobiliários de livre escolha do investidor.

02. COMO FAÇO PARA COMPRAR/VENDER AS AÇÕES DO BANPARÁ?

Para investir em ações do Banpará não é necessário ser correntista. Contudo, para realizar as transações (compra ou venda) o interessado deve cadastrar-se em uma Corretora de Valores Mobiliários.

03. COMO FAÇO PARA SABER A QUANTIDADE DE AÇÕES QUE POSSUO?

Para obter essa informação o interessado deverá entrar em contato com a área de Relação com Investidores (contatos no item 07), apresentando os documentos abaixo:

Posição Acionária (documentos exigidos para consulta):

1. Pessoa Física

  • Documento oficial com foto (contendo RG e CPF);
  • Certificado das ações;
  • Não sendo o titular das ações, será obrigatória a apresentação de procuração privada com poderes específicos. No caso de herdeiros, poderá ser apresentado o documento formal de Partilha ou Termo de Inventariante, advindos de processo judicial ou procedimento extrajudicial;

2. Pessoa Jurídica

  • Contrato Social digitalizado legível (caso não esteja a Certidão simplificada da Junta comercial);
  • Certificado das ações;
  • Documento oficial com foto do Representante Legal da empresa (contendo RG e CPF);
  • Não sendo o titular, será obrigatória a apresentação de procuração privada com poderes específicos. No caso de herdeiros, poderá ser apresentado o documento formal de Partilha ou Termo de Inventariante, advindos de processo judicial ou procedimento extrajudicial;

04. COMO FAÇO PARA SABER A QUANTIDADE DE AÇÕES OUTRO ACIONISTA?

Não sendo o titular da ação, será obrigatória a apresentação de procuração privada com poderes específicos, além de documento oficial com foto (contendo RG e CPF) e o certificado das ações.

No caso de herdeiros, poderá ser apresentado o documento formal de Partilha ou Termo de Inventariante, advindos de processo judicial ou procedimento extrajudicial, bem como documento oficial com foto (contendo RG e CPF) e o certificado das ações.

05. COMO FAÇO PARA RECEBER OS VALORES DAS MINHAS AÇÕES?

Para recebimento dos dividendos e/ou juros sobre capital próprio referentes às ações do Banpará, existem duas alternativas:

  • Acionista com ações custodiadas na B3: crédito na conta-corrente cadastrada na Corretora de Valores Mobiliários que as opera;
  • Acionista com ações custodiadas pelo escriturador do Banpará: crédito na conta- corrente cadastrada no Banpará;
  • Para os Fracionistas das ações do Banpará*, os valores serão recebidos em qualquer agência do Banpará (observar as instruções contidas no item 03).

Esclarecimentos*

A AGE realizada em 30/06/2008 e homologada pelo Banco Central do Brasil em 25/11/2008 (processo nº 0801418243), aprovou proposta do Conselho de Administração sobre grupamento de ações representativas do capital social, nos termos do artigo 12 da Lei 6.404/76, cujo comunicado aos acionistas foi divulgado em 30.12.08, no Diário Oficial do Estado do Pará e Jornal Diário do Pará, como segue:

1. Grupamento de Ações: As ações serão grupadas na proporção de 1.000 (um mil) ações existentes para 1 (uma) ação da espécie e classe, passando o capital social a ser representado por 9.521.649 ações Ordinárias Escriturais.

2. Objetivos: (1) ajustar o valor unitário de cotação das ações a um patamar mais adequado do ponto de vista mercadológico, uma vez que a cotação unitária confere maior visibilidade em relação à cotação por lote de 1.000 (um mil) ações; (2) reduzir custos operacionais para a Companhia e seus Acionistas; (3) aumentar a eficiência dos sistemas de registros, controles e divulgação de informações aos acionistas.

3. Prazo para ajuste das posições acionárias: Os Acionistas poderão ajustar suas posições acionárias em lotes múltiplos de 1.000 (um mil) ações, mediante negociação na Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa ou no mercado de balcão, a seu livre e exclusivo critério, no período compreendido entre 31/12/2008 e 29/01/2009.

4. Cotação Unitária: A partir de 30/01/2008, as ações representativas do capital social da Companhia passarão a ser negociadas exclusivamente grupadas e com cotação em Reais (R$) por ação.

5. Venda das Frações: As eventuais frações de ações serão separadas, agrupadas em números inteiros e vendidas em leilão a ser realizado na Bovespa. Após a liquidação financeira da venda, os valores serão disponibilizados aos acionistas, proporcionalmente as suas frações, da seguinte forma:

  1. Correntista do Banpará - crédito em conta corrente;
  2. Não correntista do Banpará - os acionistas deverão comparecer a uma das agências do Banpará para solicitar os respectivos valores;
  3. O valor correspondente aos Acionistas custodiados na BM&FBOVESPA será creditado diretamente à BM&FBOVESPA, que se encarregará de repassá-lo aos acionistas por meio das corretoras de valores;
  4. Para os acionistas cujas ações encontram-se bloqueadas judicialmente ou com o cadastro desatualizado, o valor será retido pela Companhia e mantido à disposição do respectivo acionista para pagamento no Banpará, mediante apresentação de documentação comprobatória de desbloqueio ou de identificação, conforme o caso.

6. Pagamento das Frações de Ações: Informamos que o leilão das ações que estavam fracionadas foi realizado em 24/10/2018 na B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão (B3). Como resultado do leilão, as ações foram vendidas ao preço médio bruto de R$143,31 por ação, líquido de taxas e corretagem.

Assim sendo, após o grupamento deliberado na AGE de 30.06.2008, a consulta da posição acionária e os valores a serem recebidos poderão ser consultadas pelo interessado, entrando em contato com a área de Relação com Investidores ou dirigindo-se a qualquer agência do Banpará (contatos no item 07).

06. COMO FAÇO PARA RECEBER MEU INFORME DE RENDIMENTOS PARA IMPOSTO DE RENDA?

O Informe de Rendimentos para o Imposto de Renda é enviado anualmente pelos Correios. Caso o acionista não tenha recebido, deverá comparecer a uma de nossas agências ou entrar em contato com a área de Relações com Investidores pelos contatos presentes no item 07.

O motivo mais comum para não recebimento do Informe de Rendimentos é o endereço desatualizado. Portanto, sempre que houver alteração, o acionista deverá solicitar a atualização do cadastro junto à Corretora de Valores Mobiliários ou, quando as ações estiverem custodiadas pelo escriturador do Banpará, deverá levar a qualquer agência o comprovante de residência atualizado e os documentos pessoais.

07. COMO CONTATAR A ÁREA DE RELAÇÕES COM INVESTIDORES?

Para informações, dúvidas ou sugestões, utilize os canais de comunicação com a área de Relações com Investidores (RI) do Banpará, disponibilizados abaixo:

E-mail:
ri_banpara@banparanet.com.br
Telefones:
(91) 3348-2876/2879
Endereço:
Avenida Presidente Vargas, 251 - 3º andar (NURIG). Belém - Pará - Brasil
Cep: 66.010-000