Glossário

BANPARÁ ou Banco: Banco do Estado do Pará

Boletim Focus do BC: relatório de mercado publicado semanalmente com as previsões de cerca de 100 (cem) analistas financeiros sobre diversos indicadores da economia brasileira.

DICRI - Diretoria de Controle, Risco, Planejamento e Relações com Investidores.

DICOM - Diretoria Comercial e Fomento.

DIFIN - Diretoria Financeira e de Produtos e Serviços Comerciais.

DIRAD - Diretoria Administrativa.

DITEC- Diretoria de Tecnologia.

EUA - Estados Unidos da América

Fapespa - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará: responsável pelo fomento de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação dentro do estado do Pará.

FMI - Fundo Monetário Internacional: é uma organização internacional que resultou da Conferência de Bretton Woods (1944). Os objetivos declarados da organização são promover a cooperação econômica internacional, o comércio internacional, o emprego e a estabilidade cambial, inclusive mediante a disponibilização de recursos financeiros para os países membros para ajudar no equilíbrio de suas balanças de pagamentos.

IBC-Br - Índice de Atividade Econômica do Banco Central - Brasil: Esse índice, de periodicidade mensal, é uma medida antecedente da evolução da atividade econômica. Incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, assim como os impostos sobre os produtos. É, portanto, um indicador que incorpora a trajetória de variáveis consideradas como proxies (medidas aproximadas de outras) para o desempenho dos três principais setores da economia.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: responsável pelos levantamentos demográficos, pesquisas estatísticas sobre os mais variados temas (de meio ambiente à economia), manutenção de indicadores sobre o Brasil, e informações geográficas, além de ser também a fundação responsável pelo SIG (Sistema Geodésico) Brasileiro.

INPC - (Índice Nacional de Preços ao Consumidor): é medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desde setembro de 1979. Ele é obtido a partir dos Índices de Preços ao Consumidor regionais e tem como objetivo oferecer a variação dos preços no mercado varejista, mostrando, assim, o aumento do custo de vida da população.

IPCA - Índice de Preço ao Consumidor Amplo: é um índice medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público final. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país.

MZ: Fundada em 1999, a "MZ" é a consultoria líder em comunicação de negócios, reputação e valor na América Latina.

NURIN - Núcleo de Relações com Investidores

PEC - Proposta de Emenda Constitucional: é uma modificação da constituição de um Estado, resultando em mudanças pontuais do texto constitucional, as quais são restritas a determinadas matérias, não podendo, apenas, ter como objeto a abolição das chamadas cláusulas pétreas (forma federativa de Estado; voto direto, secreto, universal e periódico; separação dos poderes e direitos e garantias individuais).

PIB - produto interno bruto: representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano etc).

P.p - Pontos percentuais

Projeto Ferro Carajás S11D: é um projeto para implantação de um complexo minerário na região da Serra dos Carajás, mais exatamente da subdivisão chamada Serra Sul, para exploração do minério de ferro do bloco D do corpo geológico S11.

RI - relações com investidores

SELIC - Sistema Especial de Liquidação e de Custódia: A Taxa Referencial SELIC é uma taxa de juros fixada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil que remunera os investidores no negócio de compra e venda de títulos públicos. Ela é obtida mediante cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras. A partir de 1995 a Taxa Referencial Selic passou a ser utilizada para atualizar o recolhimento em atraso de tributos e contribuições federais. Por isso ela incide no pagamento das quotas mensais do Imposto de Renda Pessoa Física.

SUMOC - Superintendência da Moeda e do Crédito: A Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc) foi criada, no final do primeiro período de Getulio Vargas como Presidente da República, pelo Decreto-Lei nº 7.293, de 2 de fevereiro de 1945, que instituiu a autoridade monetária brasileira, com a missão de preparar a organização de um banco central no país. Zona do Euro - união monetária dentro da União Europeia, na qual alguns Estados-membros adotaram oficialmente o euro como moeda comum.