Histórico

O Banpará foi criado pela lei nº 1.819, de 30 de novembro de 1959, no governo Moura Carvalho. Embora criado em 1959, somente em 1961 o Banpará teve a sua carta-patente aprovada pela Superintendência da Moeda e do Crédito - SUMOC, que, na época, era o órgão fiscalizador do setor bancário.

Em 26 de outubro de 1961, o Banpará começou suas atividades em um prédio alugado, na rua 28 de setembro n.º 276, contando com a colaboração de 17 funcionários. Em julho de 1964, o Banpará foi transferido para sua primeira sede própria, no edifício Dias Paes, na Avenida Presidente Vargas n.º 275.

Em 18 de fevereiro de 1966, foi inaugurada a primeira agência no interior do nosso Estado, na cidade de Santarém.

Em 12 de dezembro de 1979, foi aprovada a mudança da sigla do banco, de BEP para BANPARÁ, uma vez que era confundida com a de outras instituições financeiras. A troca permitiu uma identificação mais imediata do banco com o nosso Estado.

Agência São Braz - 1981

Em 2016, o Banpará estudou e investiu esforços no processo para implantação de uma plataforma totalmente digital, buscando se adequar aos novos e modernos meios de interação com seus clientes. Esta unidade está estruturada com terminais para atendimento com vídeo conferência e para transações da rede, além de contar com um segundo espaço, com mesa de negócios acionada por biometria e painéis de vidro com tecnologia de acionamento de película virtual, sendo a primeira unidade totalmente digital no Brasil.

Agência Digital - 2017

Desde 2011, quando se iniciou o plano de expansão pelo Estado, o Banpará tem adotado medidas para aproximar-se cada vez mais da população paraense, continuamente abrindo novas unidades principalmente pelo interior do Estado. O banco passou de 93 para 160 unidades, entre agências, pontos de atendimento e caixas deslocados ao final de 2018. Neste período, o número de municípios cobertos pelo Banpará passou de 55 para 100, resultando no alcance atual de 88% da população do Estado do Pará.

O Banpará hoje é uma instituição financeira que disputa espaço no mercado, com competitividade e foco no compromisso de ser parceiro do crescimento do Estado. É um Banco moderno e continuamente inserido na vida dos paraenses, levando atendimento digno e ajudando a alavancar desde o pequeno negócio até o grande empreendimento.